Beleza

Protetores solares com alta tecnologia garantem o bronzeado perfeito.


Ok, o sol traz energia, aumenta as defesas do organismo, previne a osteoporose e alguns tipos de tumores. Mas não é por isso que vamos nos expor sem critério, certo? O horário recomendado para tomar sol é antes das 10 da manhã e após às 16h. Porém, como é inevitável deixar de ir à praia no período de risco (das 10 às 16), a palavra de ordem é se proteger. O que significa aplicar filtro solar com FPS mínimo de 30, bloqueador no rosto e, no corpo, passar um produto com pelo menos FPS 20. Além de reaplicar a cada duas horas ou toda vez que entrar na água ou praticar atividade física (a transpiração excessiva compromete a ação do produto).
Dicas para se proteger“Não é necessário tomar uma ducha ao sair do mar ou da piscina para reaplicar o protetor. Isso tem mais a ver com a sensação de conforto. O mais importante é que a pele esteja seca, pois só assim o produto forma o filme homogêneo”, diz o químico Maycon Ribeiro, cientista da marca Sundown, da Johnson&Johnson. E mais: pessoas muito clarinhas e crianças devem permanecer embaixo de barracas o maior tempo possível e usar óculos, chapéu ou boné, roupas de algodão e de cor escura. “As claras refletem o sol no rosto, aumentando as chances de queimaduras”, avisa o especialista.
A dose certa de protetor solarDe acordo com um teste da marca Johnson&Johnson, as pessoas aplicam três vezes menos filtro solar na pele do que deveriam. “Quando isso acontece, um FPS 60 pode ter o mesmo efeito que um 30”, alerta o pesquisador. Portanto, nada de economizar nessa hora. Para não errar, o ideal é que se forme uma camada homogênea sobre a pele, dando a sensação de cobertura total. No rosto, a aplicação deve ser feita como se fosse uma máscara, cobrindo por inteiro inclusive as laterais na região das têmporas, orelhas e queixo.